O IFRS desenvolve uma política de ações inclusivas por meio da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade. Esta assessoria é criada a partir da portaria nº 51 de 27 de fevereiro de 2012 e está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. É o setor responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas à política de inclusão. Esse setor busca promover a cultura da educação para a convivência, o respeito às diferenças, a inclusão. Estuda e incentiva políticas de permanência e saída exitosa de pessoas com necessidades especiais para o mundo do trabalho. Também busca a remoção de todos os tipos de barreiras. Como expressão dessa política destaca-se a existência de uma Política de Ações Afirmativas do IFRS.
Além disso, existem diversos núcleos com atividades de ensino, pesquisa e extensão em cada Campus, visando o desenvolvimento e fortalecimento de uma educação voltada para a diversidade.
Coordenadoria de Assistência Estudantil
A Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE), campus Canoas, é o setor de referência para tratar sobre as mais variadas situações que envolvam o atendimento de estudantes no que tange a questão de ensino/aprendizagem. Assim, os profissionais realizam atendimentos visando a ajudar nas dificuldades que estejam prejudicando o estudo e a aprendizagem. Para tanto, trabalham com assuntos como hábitos de estudo, organização de horários, aproveitamento, frequência, atendimento relacionado a questões emocionais, relacionamento com colegas e com a instituição, atendimento e acompanhamento social.
A CAE também é responsável pelo programa de Benefício da Assistência Estudantil (BAE), o qual concede auxílio financeiro para os discentes em condições de vulnerabilidade. O setor participa ainda atividades de acolhimento aos estudantes, propõe oficinas de formação estudantil e pesquisa e difunde os dados sobre o diagnóstico sociodemográfico do campus.
Núcleos Institucionais
NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os Napnes são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.
NTA – Núcleo Tecnológico de Acessibilidade
O Núcleo Tecnológico de Acessibilidade do Campus Canoas está vinculado a Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS e tem por objetivo geral ser um espaço propício para o desenvolvimento de soluções voltadas às Tecnologias Assistivas.
Entre os objetivos específicos do núcleo temos:
- proporcionar espaço para que alunos do possam realizar estágios curriculares obrigatórios no IFRS Campus Canoas, como instituição concedente;
- contribuir com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) na busca por soluções de acessibilidade e mobilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais;
- ser um espaço propício a pesquisas tecnológicas que visem o desenvolvimento de pesquisa em Tecnologias Assistivas;
- contribuir com as atividades fim do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRS a geração de produtos e processos patenteáveis.