Aula Inaugural

A aula inaugural do curso de Engenharia Eletrônica, IFRS/Campus Canoas, ocorrida no dia 17/06/2021, as 20 horas, teve como tema principal o tópico “Desafios da engenharia eletrônica na atualidade e produção industrial no Brasil”.

Os palestrantes foram:

Marcos Dillenburg é Diretor de Tecnologia e Operações da NOVUS e atua há mais de 35 anos em Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento e Industrialização de produtos para instrumentação, automação, comunicação M2M, IoT e Indústria 4.0. A NOVUS é uma Indústria Eletrônica Brasileira que desenvolve, fabrica e comercializa globalmente seus produtos de Instrumentação e Automação, aplicados principalmente no segmento Industrial.

• Wagner Lima Lopes (FKS)

Wagner Lopes, Diretor de Tecnologia da FKS. Bacharel em Ciência da Computação, com Especialização em Engenharia de Software. Atua na gestão da equipe de desenvolvimento de hardware, aplicação e software, no desenvolvimento de aplicativos, firmware e software, no monitoramento constante de novas tecnologias, com busca permanente pela inovação, tendências de mercado e sociais que podem impactar a empresa e no desenvolvimento de novos produtos.

Jorge Demoliner, Diretor P&D&I da Exatron. É Engenheiro Eletrônico pela UFRGS, com Especialização em Eficiência Energética pela FATEC e Mestrado em Microeletrônica pela UNISINOS. Trabalha em definições e desenvolvimento de novos produtos e implementação de processos industriais, com interesses principais ligados a hardware, mecânica e RF.

Contando igualmente com a participação da Diretora Geral, prof. Patrícia Nogueira Hübler, com o Diretor de Ensino, prof. Alexandre Tadachi Morey, coordenador de Ensino, prof. Omar Júnior Garcia Silveira, e com a mediação do coordenador do curso, prof. Claudio Enrique Fernández Rodríguez.

A gravação da aula pode ser acessada abaixo, ou no seu link no canal do curso no Youtube, em: https://youtu.be/qpM-oYzk89g

Laboratório aberto do campus

O Campus Canoas, em razão de solicitações do curso de engenharia (e outros) aprovou, em outubro deste ano, a utilização do laboratório E04 como laboratório aberto, ou seja, de livre utilização pelos estudantes.

Particularmente, esse laboratório conta com, no momento, três bancadas completas de eletrônica (osciloscópio, fonte, gerador, computador) para uso dos alunos (serão expandidas para 5 bancadas, mais bancadas auxiliares).

O uso preferencial é para desenvolvimento de atividades relacionadas aos cursos (demandas/trabalhos das disciplinas), podendo, contudo, serem utilizados pelos estudantes em outros casos caso exista disponibilidade de espaço.

Cabe destacar que o referido laboratório pode ser utilizado pelos alunos do curso inclusive aos sábados e feriados, desde que seja feita solicitação com a devida antecedência (e reserva de componentes).

É necessário ler e compreender o regulamento do laboratório, o qual pode ser acessado aqui:

RESOLUÇÃO Nº 34/2023 – SCC-CAN – Aprova a política de uso do Laboratório Aberto do Campus Canoas

Semestre 2022/2

Horários e demais informações relativas ao semestre 2022/2 podem ser vistas na seção Perguntas Frequentes.

O registro acadêmico pede especial atenção aos prazos envolvidos em reingresso, trancamento e matrícula, que este semestre serão um pouco diferentes dos demais semestres – maiores informações podem ser vistas em:

Note que o semestre deve ocorrer na forma predominantemente presencial, com eventuais atividades se dando na forma remota.

Aula inaugural do curso de Engenharia Eletrônica

No dia 17/06 (quinta-feira) ocorrerá a aula inaugural do curso de Engenharia Eletrônica, na forma de um painel, as 20hs, com o tema:

O link para participação na aula é:

São convidados os palestrantes:

• Wagner Lima Lopes (FKS)

Iniciadas inscrições para processo seletivo 2021

Inscrições abertas para o processo seletivo 2021!

Maiores informações em: https://ingresso.ifrs.edu.br/2021/wp-content/uploads/sites/25/2021/03/Graduacao-1.pdf

Vagas dos cursos em Canoas: https://ingresso.ifrs.edu.br/2021/wp-content/uploads/sites/25/2021/03/Anexo-I-Quadro-de-Vagas-6.pdf

OBS: nesse processo, excepcionalmente, serão 30 vagas disponíveis para o curso de Eng. Eletrônica

Portal do processo seletivo: https://ingresso.ifrs.edu.br/2021/

Aprovada a criação do curso de Engenharia Eletrônica!

O Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) decidiu, no dia 05 de fevereiro de 2011, aprovar a criação do curso de Bacharelado em Engenharia Eletrônica, a ser ofertado no turno da noite, com 40 vagas de ingresso anuais.

O curso tem uma previsão de integralização em 12 semestres (com um máximo de 24 semestres), com um total de 3888 horas de duração (incluindo estágio curricular obrigatório e atividades complementares).

Processo seletivo excepcional

Devido ao COVID-19, o processo seletivo do curso (primeiro processo de ingresso) ocorrerá com seleção exclusiva via Enem (valendo as notas dos últimos 10 anos), com 30 vagas (redução devido a condições de utilização dos laboratórios – o ingresso normalmente teria 40 vagas).

Para maiores informações, vide a página do processo seletivo do campus:

Processo seletivo IFRS Campus Canoas